
Empresas do setor imobiliário estão apostando em redes sociais e em novos canais de interação com o consumidor, como forma de despertar o interesse dos compradores e garantir aquecimento extra aos negócios, com redução de custos. Mostras desse tipo de estratégia estão sendo exibidas desde ontem no Salão Imobiliário de Natal, evento que reúne cerca de 10 mil opções de imóveis e 250 empresas entre construtoras, imobiliárias e incorporadoras e pretende estimular o fechamento de R$ 200 milhões em vendas este ano. O Salão segue até domingo, no Centro de Convenções, com entrada e estacionamento gratuitos. A perspectiva é atrair mais de 30 mil visitantes.Na entrada da feira, o convite a interagir é feito pelas empresas Cyrela e Plano&Plano. Dentro das estratégias desenvolvidas para chamar a atenção para o Vita Residencial Clube, lançamento que desenvolvem em conjunto e prevê a construção de 900 apartamentos, com Valor Geral de Vendas (VGV) de R$ 139 milhões, as companhias apostam na campanha “Eu vou mudar”, criada pela Eugênio em parceria com a Armação e a agência de marketing on line Borghierh/Lowe. A campanha abre o leque de opções de moradia ao consumidor, por meio, por exemplo, de um concurso em que os clientes poderão dizer o que esperam mudar, através de um site exclusivo. Mas, para atrair o público, as apostas vão além. E permitem criar desde um avatar – personagem virtual - até as chamadas pet trees, chaveiros em forma de plantas que devem ser regadas e expostas ao sol para sobreviver, como um “tamagoshi” real, da vida moderna, que estão sendo distribuídas pelas empresas. FerramentasNo ano passado, a campanha que marcou o lançamento do primeiro empreendimento da Cyrela Plano&Plano no estado também abrangeu a realização de flash mobs, mobilizações relâmpago em que, a um comando “x”, atores faziam posições de mergulho, em alusão ao L´Acqua, lançado na ocasião. “Essas ações permitem impactar mais pessoas, com menos investimento. Buscamos nos comunicar com todas as ferramentas que existem”, diz a gerente nacional de marketing das empresas, Adriane Cardoso. “Uma venda online pode ter metade do custo de uma venda tradicional e largo potencial para aumentar as vendas”, afirma. Para o consumidor, a adoção desse tipo de ferramenta traz, entre outras vantagens, comodidade. Com um click é possível fazer um tur virtual por alguns empreendimentos, sem a necessidade de sair de casa para ver apartamento decorado, ou ainda, conversar online com um corretor e negociar pela internet. Promoções realizadas ou difundidas pelo Twitter, como também fez ontem a construtora Ecocil, estão incluídas no rol de investidas. A nova postura já invadiu também as imobiliárias. A Abreu, do Grupo Brasil Brokers, movimentou R$ 13 milhões em vendas com o primeiro Feirão de Imóveis exclusivo via Twitter, em fevereiro. 

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