
São Paulo (AE) - As vendas de veículos novos no mercado brasileiro somaram 353.734 unidades em março de 2010, o que significa uma alta 60,09% na comparação com fevereiro e 30,33% em relação a igual mês do ano passado, segundo dados divulgados pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave). No acumulado do ano, as vendas somaram 788.033 unidades, com avanço de 17,93% sobre igual período de 2009. Os dados incluem automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus.Considerando apenas automóveis e comerciais leves, as vendas de 337.381 mil unidades apresentaram uma alta de 59,61% ante fevereiro e de 29,27% em relação a março de 2009. Já a comercialização de caminhões e ônibus, com 16.353 unidades em março, mostrou melhora de 70,68% em relação a fevereiro e de 56,91% sobre março do ano passado.A Fenabrave informa ainda que no terceiro mês do ano foram vendidas 163.333 motocicletas, o que representa um crescimento de 35,18% ante o mês anterior e de 9,64% sobre igual mês de 2009 O comércio de implementos rodoviários englobou 4.820 unidades em março, o que indica uma alta de 46,02% sobre fevereiro e de 27,45% ante o mesmo mês do ano passado.Ao levar em conta o desempenho de todos os segmentos analisados pela Fenabrave, o setor automotivo vendeu 526.875 unidades em março, com expansão de 50,78% sobre fevereiro e elevação de 25,87% ante março de 2009.RecordeAs vendas de veículos zero quilômetro registraram em março um novo recorde. Os números são justificados pelo fato de ter sido o último mês com a redução da alíquota do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados), o que levou os consumidores a anteciparem suas decisões de compra para aproveitar o benefício fiscal. Com a volta do imposto integral, as alíquotas passam a ser de 7% para carros com motor 1.0 e 11% para os modelos 2.0. Apesar de avaliar que a volta da alíquota integral do IPI não deve alterar os resultados para o setor em 2010, a Fenabrave revisou para baixo, de 9% para 6,5%, a expectativa de crescimento das vendas de automóveis e comerciais leves. A federação acredita que as vendas em 2010 devem totalizar 3,2 milhões.

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