
Dos 3.239 cursos superiores do Brasil avaliados pelo Enade 2007 (exame nacional de desempenho de estudantes), apenas 25 alcançaram nota máxima 5, sendo oito de instituições Estaduais e 17 de Universidades Federais. Dentre os aprovados, está o de Odontologia da UFRN, eleito o 5º melhor curso superior do país, dentre as 16 áreas do conhecimento. Os dados foram apresentados nesta quarta-feira (06).
Para alcançar essa colocação, o curso de Odontologia da UFRN obteve nota máxima nos três principais conceitos do exame: a nota do Enade, IDD (índice de desempenho que mostra o quanto de conhecimento a instituição agregou ao aluno) e o CPC, nova modalidade que faz uma média entre a prova, o índice de desempenho e inserindo uma avaliação dos professores e da infra-estrutura da instituição.
Além de Odontologia da UFRN, os outros quatro melhores cursos do país são: Medicina na Universidade Federal de Mato Grosso; Medicina na Faculdade Federal de Ciencias Médicas de Porto Alegre, Medicina na Universidade Federal do Rio grande do Sul e Nutrição na Universidade Federal de Viçosa.
Avaliação
O Enade é uma avaliação obrigatória para os alunos que são selecionados através de uma amostragem feita pelo Inep. A avaliação faz parte do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e visa avaliar a qualidade dos cursos de graduação.
O Exame 2007 foi realizado em Novembro e avaliou 16 áreas do conhecimento, incluindo os cursos de agronomia, biomedicina, educação física, enfermagem, farmácia, fisioterapia, fonoaudiologia, medicina, medicina veterinária, nutrição, odontologia, serviço social, tecnologia em radiologia, tecnologia em agroindústria, terapia ocupacional e zootecnia.
De acordo com o Instituto Nacional de de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), foram avaliados 3.239 cursos, de 753 instituições do país. Foram convocados 145.380 ingressantes e 112.962 concluintes, além de 1.365 voluntários.
A seleção dos alunos para o Enade 2008 acontece em 26 de setembro. Já as provas serão aplicadas no dia 9 de novembro.

Nenhum comentário:
Postar um comentário